terça-feira, 9 de junho de 2009

Como o neoliberalismo atinge professores, alunos, funcionários e a educação pública em geral?

Bom dia
Tenho discutido com meus alunos e alunas sobre o que significa a mobilização dos professores do estado de São Paulo e o que há em comum entre nós, professores desta rede, e eles, alunos e alunas da classe trabalhadora.
Inicio explicando o que são e do que tratam os projetos de lei complementares que estão sendo questionados pelos professores e seu sindicato (PLC 19, que dispõe sobre um novo regime jurídico para a contratação temporária de professores, e PLC 20, que cria novas jornadas de trabalho e novos cargos).
Em seguida, fazemos a contextualização desses PLC no projeto neoliberal, no que diz respeito à precarização do trabalho em geral e dos docentes, especificamente. Avaliamos também a situação de terceirização dos funcionários que trabalham nas escolas.
Finalizamos fazendo um debate sobre o que percebem no mundo do trabalho, em que muitos estão inseridos ou que regula a vida de suas famílias. Além disso, refletimos em relação às consequências de tais políticas sobre a educação pública e sobre a própia organização dos docentes.
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Recomendo, aqui, que assistam a um vídeo interessante sobre as avaliações para contratação de temporários no estado de São Paulo: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/02/28/ult105u7655.jhtm

"Temporário não é professor: ele virou 'dador de aula', analisa socióloga
Da Redação*Em São Paulo

Diz a socióloga: "Com as atuais condições de trabalho, o professor temporário é um 'dador de aulas' e não um 'professor' na opinião da socióloga Marilse Araújo. Integrante da ONG Ação Educativa, a ex-professora da rede estadual paulista comenta a prova para os temporários do Estado de SP: 'Quando o Estado propõe uma avaliação está instituicionalizando essa figura [do temporário em vez de ter professores concursados]'. "
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